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ITALIANIDADE COMO OPORTUNIDADE CULTURAL E DE NEGÓCIOS!

Por Fabiano Larentis - Sub-Reitor do Campus Bento Gonçalves da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

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No lançamento do livro dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande Sul, ocorrido em agosto em Caxias do Sul na UCS, a fala do cônsul da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, me chamou muito a atenção. Ele destacou não apenas o orgulho dos descendentes pela própria origem, mas também a “italianidade” como oportunidade cultural e de negócios.

Fui entender um pouco mais o significado de italianidade e pedi ajuda à professora Terciane Ângela Luchese, Pró-reitora de Graduação da UCS e pesquisadora em temas atrelados à imigração italiana. Segundo ela, a italianidade é a compreensão da etnicidade, como parte dos processos identitários humanos, percebida pelo estabelecimento da diferença na diversidade, construída historicamente na relação com outros grupos sociais, presente em nosso modo de vida, de expressão e de convivência. Trata-se como uma identidade fluida, negociada e constantemente reconstruída, que podemos perceber na perpetuação de alguns valores e costumes, com os trajes típicos, a culinária, as festas e as crenças.

Conforme a professora, mesmo com as transformações tecnológicas, sociais e culturais nas últimas décadas, as heranças dos nossos antepassados ainda se fazem presentes. Com o trabalho, o valor do saber para fazer e viver melhor. Do trabalho que forma, educa e atravessa a nossa constituição como humanos. A isso se somam a alegria de apreciar a vida, a convivência comunitária, a música, a dança e a tradição de reunir-se em torno da mesa — símbolos fortes da italianidade.

No II Encontro da Comunidade Italiana no RS, promovido pelo Comites RS no CIC-BG, questionei o cônsul a respeito da italianidade como oportunidade. Ele ressaltou a necessidade de irmos além da celebração das origens. Não basta apenas ressaltar de onde vêm nossa gastronomia e nossos produtos. É fundamental evidenciar outros elementos representativos da Itália, como a excelência dos produtos, o cuidado com os detalhes, o design sofisticado, a importância do trabalho e a alegria de viver. Segundo ele, a italianidade também pode abrir portas na Itália.

Assim, italianidade deve ser vista não apenas como um legado histórico e cultural, mas também como um ativo estratégico e diferencial competitivo, capaz de fortalecer vínculos e gerar oportunidades comerciais e culturais. Não é somente enaltecer nosso passado, mas também atrelar a italianidade ao nosso futuro, conectando tradição e inovação. Temos exemplos em Bento Gonçalves, inclusive o que tem sido feito pelo Bento+20. Nosso município é historicamente indutor da italianidade no Brasil. Estamos com a faca, o queijo e o vinho nas mãos!

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