top of page

CT - CIDADANIA

      A Câmara Técnica de Cidadania do Bento+20 tem como propósito desenvolver políticas e ações voltadas ao fortalecimento da inclusão social, ao acesso a direitos fundamentais e à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Bento Gonçalves.

      Acreditamos que uma cidade sustentável e equilibrada deve garantir oportunidades iguais para todos, promovendo políticas públicas eficazes, parcerias estratégicas e soluções habitacionais e de proteção social.

      Nosso trabalho se concentra no desenvolvimento e implementação de estratégias que assegurem o acesso da população às políticas públicas, promovam a equidade e garantam o bem-estar das famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ícone de usuário metálico

COORDENADOR

Vago

MEMBROS DA CÂMARA

Nenhum
(A Câmara Técnica foi inativada temporariamente pelo Comitê Gestor do Bento+20 para redirecionar suas atividades, conforme Regimento Interno)

Áreas de Atuação

Inclusão
Fomentamos iniciativas que garantem a participação ativa de todos os cidadãos, com foco na igualdade de oportunidades e no respeito à diversidade. Trabalhamos para ampliar o acesso a direitos e serviços essenciais, reduzindo barreiras sociais e econômicas.

Políticas Públicas
Atuamos na formulação e aprimoramento de políticas públicas que ampliem o acesso da população aos serviços essenciais, como saúde, educação, assistência social e infraestrutura básica.

Parceria
Buscamos o fortalecimento da cooperação entre o setor público e o setor privado para ampliar as oportunidades e garantir uma resposta mais eficiente às demandas sociais, promovendo a implementação de programas compartilhados.

Moradia
Apoiar a formulação de políticas habitacionais que assegurem o direito à moradia digna, priorizando famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social, bem como aqueles que residem em áreas públicas ou de risco.

Proteção Social
Desenvolvemos estratégias para garantir segurança, apoio e assistência às pessoas idosas, às pessoas com deficiência e às famílias em situação de vulnerabilidade, prevenindo a institucionalização e promovendo a inclusão social

Diretrizes da Câmara Técnica

A CT de Cidadania formulou seis diretrizes específicas em suas áreas de atuação, prezando pela inclusão, políticas públicas, parcerias, moradia e proteção social para a cidadania do município.

I. Priorizar o acesso às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social nas políticas públicas;

II. Implantar e implementar ações de inclusão social às pessoas em situação de vulnerabilidade social;

III. Promover ações e programas que visem o bem-estar e a qualidade de vida;

IV. Prevenir acolhimentos institucionais de pessoas idosas e pessoas com deficiência;

V. Criar sistema de cooperação público-privado de projetos compartilhados orientados ao enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social;

VI. Implantar e implementar ações voltadas à área habitacional para famílias    e pessoas que se encontram em áreas públicas e de risco;

bottom of page