Diretoria do Bento+20 cumpre agendas em Porto Alegre para aproximar iniciativas de desenvolvimento e inovação
- Bento+20
- 23 de jul.
- 2 min de leitura
Grupo visitou a InvestRS e o Instituto Caldeira em busca de parcerias estratégicas e inspiração para fortalecer setores produtivos e o ecossistema de inovação de Bento Gonçalves

A diretoria do Bento+20 esteve em Porto Alegre nesta quarta-feira (23) para uma série de agendas voltadas ao fortalecimento do desenvolvimento econômico e da inovação no município. A comitiva visitou a agência de atração de investimentos do Governo do Estado, InvestRS, e o Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre no Instituto Caldeira, referência em articulação entre setor público, setor privado e universidades no ambiente de inovação da capital.
A primeira reunião foi na sede da InvestRS, onde os representantes do Bento+20 foram recebidos pelos analistas Luciana Proença e Rafael Bohnen. O grupo conheceu melhor o funcionamento da agência estadual, responsável por promover o Rio Grande do Sul como destino para investimentos e apoiar iniciativas que incentivem o crescimento regional.
Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de alinhamento entre as estratégias do Bento+20 e os projetos estruturados pela InvestRS, especialmente nas áreas do setor moveleiro e do turismo — duas das principais vocações econômicas de Bento Gonçalves. A ideia é identificar oportunidades de cooperação técnica e institucional que possam ampliar a competitividade dos setores locais.
Na sequência, a diretoria visitou o Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, no escritório localizado dentro do Instituto Caldeira, um dos principais hubs de inovação do Estado. O grupo foi recebido pelo secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos da Silva Filho, com quem conversou sobre o Pacto Alegre — iniciativa que reúne universidades, governo e empresas em torno de um planejamento colaborativo para o futuro da capital.
Durante a conversa, foram trocadas experiências sobre a articulação da inovação de forma descentralizada, com base em governança colaborativa e visão de longo prazo. O grupo identificou diversas similaridades entre o Pacto Alegre e o Bento+20, fortalecendo o propósito de posicionar Bento Gonçalves como um polo regional de inovação com articulação entre diferentes setores.
Participaram das agendas o presidente do Bento+20, Roberto Meggiolaro Júnior; o vice-presidente Renato Bernardi; o coordenador executivo Gabriel Stella; e o vice-coordenador da Câmara Técnica de Inovação, Juliano Stiegmeier.
Para o presidente do Bento+20, o momento é de aproximação entre redes de desenvolvimento. “Fomos buscar caminhos para conectar o planejamento de Bento com programas de maior escala e, ao mesmo tempo, nos inspirar em projetos que já estão entregando resultados concretos. O Bento+20 vem amadurecendo como projeto, e faz parte desse processo olhar para fora e trazer boas práticas para dentro”, afirmou Roberto Meggiolaro Júnior.
A agenda em Porto Alegre reforça o papel do Bento+20 como articulador regional, não apenas no planejamento urbano local, mas também na busca ativa por soluções, parcerias e referências que fortaleçam o desenvolvimento integrado e sustentável de Bento Gonçalves.
Comments