1º Fórum Conecta Bento promove imersão em inovação e reforça união entre Inova Bento e Bento+20
- Bento+20

- 15 de dez. de 2025
- 4 min de leitura
Com vagas esgotadas, programação da primeira edição ocorreu no dia 12 de dezembro

Cumprindo o propósito de fortalecer o ecossistema de inovação e intensificar o diálogo entre indústria, empreendedorismo e novas tecnologias, o 1º Fórum Conecta Bento reuniu cerca de 160 pessoas, entre empresários, lideranças e profissionais do setor produtivo nesta sexta-feira (12), no auditório do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). A iniciativa, realizada pelo Bento+20 em parceria com o Inova Bento, promoveu o acesso a conteúdos estratégicos, cases práticos e espaços de networking voltados ao desenvolvimento regional.
Perante uma plateia lotada, o presidente do CIC-BG na gestão 2024-2025, Carlos Lazzari enfatizou como o fórum representa um passo importante na consolidação de uma agenda de futuro para Bento Gonçalves. ‘’A união do Bento+20 e do Inova Bento é fundamental para a continuidade da construção da nossa cidade. É uma forma de aproximar as raízes que construíram o desenvolvimento econômico, social e cultural. Esse 1º Conecta veio para ficar. Já temos a próxima edição marcada para o dia 11 de setembro de 2026’’, destacou.
Já o presidente do Bento+20, Roberto Meglioraro Jr., reforçou a relevância do encontro para o meio empresarial. ‘’A inovação é o premente no nosso meio. Trazer cases de sucesso amplia horizontes e perspectivas para os empresários. Hoje, a inovação orbita tudo o que nos cerca: indústria, saúde, serviços e segurança. Por isso, ouvir esses palestrantes é essencial’’, afirmou.

O circuito de palestras iniciou com César Cini, fundador da Cinex e CEO da Obispa, que apresentou o conceito da Casa Cini, uma experiência de moradia inteligente, personalizada e sustentável, destacando a integração entre tecnologia, design e propósito. Na sequência, o gerente de TI da AGCO, Alexandre Gewehr, abordou os caminhos para a construção de um roadmap de digitalização alinhado à Indústria 4.0, ressaltando a importância de buscar apoio especializado. ‘’Universidades, agentes de fomento como o Inova Bento e consultorias ajudam a evitar erros já cometidos e a chegar mais rápido, com menor custo e menos recursos envolvidos’’, explicou.
O CTO da Bertolini, Jeferson Bertolini, compartilhou a trajetória da empresa, do DNA empreendedor à governança da inovação. Segundo ele, inovar exige método e visão de longo prazo. ‘’A governança cria as condições para que a inovação gere valor e floresça em toda a organização, respeitando o legado e olhando para o futuro’’, pontuou. Encerrando o período da tarde, Herlon Pires, gerente sênior de aceleração comercial e automação da Smurfit Westrock, destacou o uso da tecnologia com propósito, tendo a experiência do cliente como ponto de partida. ‘’Acho que o fundamental é que você utilize da tecnologia por propósito, pela intenção que você tem junto ao seu cliente. No fim do dia o que importa é a experiência dele. A gente começa pela experiência do cliente e depois volta para a tecnologia, como já dizia Steve Jobs. Acho que esse é o segredo, você saber trabalhar com ela, utilizá-la para o seu propósito e não trabalhar para ela’’, afirmou.
Networking e conhecimento
Uma mesa-redonda mediada por Vinicius Piva, coordenador da Câmara Técnica de Inovação do Bento+20, seguida de um intervalo para networking encerrou o período da tarde. O fórum retomou à noite, com Hilton Mancio, CEO do Tacchini Saúde, que apresentou iniciativas de inovação no hospital, como o lançamento do medical Center e o uso de IA na gestão. ‘’Inovação envolve processos que impactam diretamente a vida das pessoas, trazendo mais agilidade, segurança e confiabilidade. Nós temos uma nova forma de acessar os nossos serviços que nós estamos implementando com o lançamento do Medical Center. Ele será a porta de entrada de tudo de novo que nós vamos fazer e que depois vamos implantar no Tacchini’’, destacou.
Na sequência, o gerente industrial da M. Dias Branco, Luiz Pedro Gonçalves, apresentou como a coleta e análise de dados têm sido diferenciais na tomada de decisão e na competitividade industrial, reforçando que inovação também passa por escolhas estratégicas que agregam valor ao negócio. ‘’Hoje coletamos dados, subimos essas informações para plataformas e tratamos esses dados para a tomada de decisão, o que se tornou um diferencial dentro da Indústria 4.0. Mas inovação não é apenas tecnologia, também são decisões estratégicas que agregam valor ao negócio’’, disse.
Encerrando o ciclo de palestras, Douglas Ludwig, CEO da Ludfor Energia, mostrou como a empresa estrutura estratégias com impacto mensurável para os clientes. ‘’Apresentamos mensalmente aos clientes relatórios que mostram a economia aferida e os resultados do nosso trabalho, para que eles visualizem claramente o ganho real ao se tornarem clientes da Ludfor’’, finalizou. A programação finalizou com uma mesa-redonda, mediada por Ricardo Dal Piva, membro da Câmara Técnica de Educação do Bento+20.
A realização do 1º Fórum Conecta Bento culmina uma intensa agenda de atividades protagonizada pelo Bento+20 em 2025, sobretudo em união ao Inova Bento, consolidando a aliança entre ambos movimentos em prol não só da inovação, mas da geração de contribuições para o desenvolvimento do município – em uma parceria que deve ser ainda mais promissora e próspera em 2026.






Comentários