top of page

DE TUIUTY A TAMANDARÉ

Atualizado: 25 de fev.

Por Renato Bernadi - Vice-Presidente do Bento+20

O Bento+20 é um fórum de desenvolvimento sustentável da cidade de Bento Gonçalves. É um trabalho voluntário realizado por pessoas físicas em caráter de voluntariado, que representam 31 entidades da sociedade civil organizada. O fórum vai além de um projeto para auxiliar o poder público e a sociedade a projetar uma cidade para o futuro, "é um sonho coletivo".


Bento Gonçalves vista de cima, nos mostra uma beleza impar, mas ao mesmo tempo nos mostra dificuldades para domar a sua geografia. Como modificar ou aumentar a sua arquitetura urbana diante de tantas restrições impostas pelos traçados das ruas, vielas e morros? É um desafio enorme de dotá-la de maior mobilidade. Basta estar na rua nos horários de "pico". Se deslocar de um ponto a outro da cidade se torna quase que intransponível. Dados do IBGE de 2022, indicam que Bento Gonçalves possuía 123.151 habitantes. Com 91.912 veículos registrados até maio de 2024, a cidade alcançou a média de 1,33 veículo por habitante. A frota de veículos inclui automóveis, motocicletas, ônibus, caminhões, entre outros. Em 2023, o município tinha uma média de 3,03 veículos por familia.


Isto posto, a diretriz II da Câmara Técnica de Urbanismo, Mobilidade Urbana e Infraestrutura do Masterplan (www.bentomais20.com.br), apresenta uma excelente alternativa: utilização da via férrea para mobilidade urbana. Cá entre nós, imaginem um cidadão que mora em Tuiuty e necessite se deslocar até o centro da cidade, até o bairro cidade alta ou até Tamandaré, utilizando um transporte coletivo se movimentando pela via férrea!


Embora desativado, o trecho de Tuiuty até a estação da Maria fumaça é um modal já existente e que representa, portanto, a melhor solução para interligar o norte e o sul da cidade, reduzindo o tráfego de carros, melhorando a mobilidade urbana e aumentando a qualidade de vida da população. Áreas para pedestres e uma ciclovia também poderiam ser viabilizadas. A implantação de um sistema VLT (sigla para Veículo Leve sobre Trilhos) já existente em outros municípios. O modal da via férrea, por estar em uma localização estratégica, permitiria retirar das ruas, parte dos Ônibus, já que estes não precisariam sair de pontos extremos para chegar ao centro da cidade, por exemplo. A empresa atual da cidade que já detém a concessão da via férrea poderia propor alguma alternativa de como interligar o VLT com os bairros sendo que aproximação já foi realizada há algum tempo e pode ser retomada.


Para acontecer este "sonho coletivo", se faz necessário que a sociedade como um todo coloque em pauta novamente esse assunto. Isso poderia recomeçar na familia, nos grupos de whatsapp, na empresa, nas escolas, etc Por fim, é preciso colocar luz na situação para viabilizar soluções inovadoras para a cidade e para os cidadãos.


O sonho coletivo" de um VLT circulando de Tuiuty a Tamandaré pode se tornar realidade. Deem uma chance para vossos filhos e netos.


Publicado no espaço "Tribuna do Bento+20" na edição do Jornal Semanário de 12 de fevereiro de 2025.

留言


bottom of page