VIVER, REVER, PLANEJAR E MELHORAR!
- Charles Giovanella
- 23 de jul.
- 2 min de leitura
Por Charles Giovanella - Diretor do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (SIMMME) de Bento Gonçalves

Sempre fomos ensinados que para fazer ou melhorar qualquer coisa precisamos de organização e planejamento. A partir deste conceito, do evento “O FUTURO DA MINHA CIDADE”, que ocorreu em abril de 2018, nasce a ideia do Bento+20! Essa ideia também foi baseada na experiência de outro movimento, o VivaBento, que ocorreu da união das entidades ao final da década de 2010. Oficializado em março de 2019, com a participação de 33 entidades e o Poder Público, além de mais de 500 voluntários direta ou indiretamente, o movimento tem como objetivo tornar Bento Gonçalves uma cidade inteligente e sustentável. Essas câmaras trabalham de forma conjunta, sempre tentando interligar seus apontamentos e propostas.
Todos nós devemos planejar nosso futuro e, sim, temos o dever de participar e planejar o futuro de nossa cidade. Com esse objetivo, o SIMMME (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves) e seus diretores apoiam e participam do Bento+20. Pensar no futuro de nossa cidade está diretamente ligado a qualidade de vida de seus cidadãos, à sustentabilidade do seu desenvolvimento e à sua capacidade de enfrentar desafios sociais, econômicos e ambientais.
É de extrema importância avaliarmos nossos pontos fortes e fracos, e a partir disso, definirmos prioridades e direcionarmos esforços para evoluir e crescer de forma sustentável. Essa é a atuação do Bento+20, através da realização de iniciativas como a análise SWOT, baseada no Masterplan montado em 2020, que permitiu revisar diversos aspectos desse documento estratégico. Esta análise nos mostrou quais os pontos fortes e fracos de nossa cidade, orientando as autoridades em quais pontos devem ser concentrados os esforços financeiros ou até mesmo humano.
Entre os principais temas de atuação do Bento+20 e de suas câmaras destacam-se: educação, segurança, saúde, turismo, meio ambiente, urbanismo, indústria, comércio e serviços, além de inovação e desenvolvimento rural. Para conhecer mais sobre esse importante movimento, visite: www.bentomais20.com.br.
Comments