PLANEJAR HOJE PARA VIVER UM FUTURO MELHOR: O EXEMPLO DE BENTO GONÇALVES
- Guilherme Pasin
- 18 de jun.
- 2 min de leitura
Por Guilherme Pasin - Deputado Estadual

Pensar no futuro exige coragem, responsabilidade e compromisso com as próximas gerações. Em tempos em que o imediatismo dita o ritmo de decisões públicas e privadas, iniciativas que se dedicam ao planejamento de longo prazo são verdadeiros marcos de maturidade política e social. Bento Gonçalves é exemplo disso. O trabalho desenvolvido pelo Bento+20 mostra que é possível construir uma visão coletiva, estratégica e sustentável para o desenvolvimento da nossa cidade.
Criado com o objetivo de pensar Bento a longo prazo, o foco do Bento+20 é claro: garantir qualidade de vida, crescimento econômico equilibrado, inovação, infraestrutura eficiente e desenvolvimento humano. Planejar é entender que o futuro não começa amanhã, ele começa agora.
Como ex-prefeito da Capital Nacional do Vinho e hoje deputado estadual, vejo com clareza que este tipo de iniciativa precisa ser expandido. O que funciona em Bento pode e deve inspirar o Rio Grande do Sul como um todo. Precisamos olhar o Estado sob uma ótica de médio e longo prazo, integrando vocações regionais, fortalecendo cadeias produtivas, qualificando serviços públicos e garantindo um ambiente propício para investimentos. Assim como o Bento+20 constrói uma agenda comum para a cidade, o Estado precisa construir sua agenda de futuro com evidências, diálogo e decisão.
A experiência de Bento Gonçalves mostra que o planejamento com participação da comunidade dá resultado. O município que um dia se destacou pela força da imigração italiana, da agricultura, do setor moveleiro, do metal-mecânico e da vitivinicultura, hoje se reinventa como polo de inovação, enoturismo, tecnologia e educação. Nada disso é por acaso: é fruto de escolhas, prioridades e de um olhar voltado para frente.
O desafio de pensar o futuro é também uma oportunidade de unir esforços em torno de um projeto maior. Não se trata apenas de prever tendências, mas de definir caminhos. O futuro que queremos começa com o planejamento que fazemos hoje.
Comments