top of page

PENSAR O AMANHÃ, AGIR NO PRESENTE

Por Anderson Zanella - Presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é uma cidade que se orgulha do seu passado e colhe, diariamente, os frutos do trabalho de gerações que acreditaram no seu potencial - ainda mais nesse ano, quando se comemora os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Mas, se queremos garantir um futuro próspero, inovador e sustentável, é fundamental que o planejamento de longo prazo faça parte da nossa cultura, além da união entre progresso e preservação. Não se trata apenas de reagir aos desafios do presente, mas de antecipar oportunidades e construir uma visão coletiva de futuro.

Pensar Bento Gonçalves a longo prazo é também uma forma de atrair investimentos que geram empregos, qualificar políticas públicas que assegurem educação, saúde e oportunidades de trabalho, além de oferecer mais segurança para quem vive nesta terra, para aqueles que desejam empreender, se dedicar e sonhar aqui. Cidades que se planejam com responsabilidade são aquelas que conseguem se adaptar melhor às transformações do mundo — sejam elas tecnológicas, econômicas ou climáticas.

Entretanto, o futuro não se constrói sozinho. A participação de cada cidadão é essencial. Ouvir, propor, debater e acompanhar a execução do que for definido é parte do exercício da cidadania. Isso passa por diversas esferas da sociedade e, inclusive, pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves. Diariamente, os vereadores e as vereadoras estão trabalhando para garantir um presente e um futuro melhor para a cidade, tudo com transparência e responsabilidade.

É nesse contexto, também, que o Bento+20 ganha relevância. Esta é uma iniciativa comprometida com a construção de um plano de desenvolvimento para o município, pensado com a colaboração de diversos setores da sociedade — poder público, setor produtivo, instituições de ensino, lideranças comunitárias e a própria população. O objetivo é desenhar a Bento Gonçalves que queremos viver daqui a 20 anos.

O projeto não se limita a uma lista de metas ou obras; ele busca compreender as necessidades da cidade em diversas dimensões — infraestrutura, educação, mobilidade, saúde, cultura, meio ambiente, inovação, turismo e qualidade de vida.

Porque o futuro não acontece por acaso — ele é construído com visão, diálogo e compromisso. E Bento Gonçalves, com sua história de trabalho árduo e superação, já é referência para o Brasil em desenvolvimento e qualidade de vida. Que cada passo dado hoje seja o alicerce de uma cidade ainda mais forte, humana e preparada para os próximos 20 anos.

Comments


bottom of page