A CIDADE QUE PLANEJAMOS COMEÇA COM O CIDADÃO
- Gabriel Stella
- 4 de jun.
- 2 min de leitura
Por Gabriel Stella - Diretor-Executivo do Bento+20

Quando falamos em construir o futuro de Bento Gonçalves, não nos referimos apenas a grandes obras ou soluções tecnológicas. Falar do futuro é, antes de tudo, falar de pessoas. O Bento+20 nasce com a proposta de pensar Bento pelos próximos 20 anos, mas esse planejamento só ganha força quando é feito a partir da escuta e da participação da comunidade.
Foi com esse espírito que lançamos o novo site do Bento+20, um espaço onde todo cidadão pode contribuir com sugestões, ideias e críticas construtivas para o município. A página reúne informações sobre as Câmaras Técnicas, o Masterplan com suas 90 diretrizes e, principalmente, um canal direto de participação popular. Lá, qualquer pessoa pode enviar uma sugestão que será analisada pelas Câmaras Técnicas, vinculadas aos temas estratégicos da cidade.
Planejar não pode ser uma tarefa isolada. Para pensar em políticas públicas que de fato impactem positivamente o dia a dia das pessoas, é fundamental entender a realidade de quem vive cada bairro, quem depende do transporte coletivo, quem empreende, quem circula a pé, quem precisa de acesso a serviços de saúde, cultura ou educação. Nenhuma diretriz pode nascer distante dessa realidade.
É com base nessas contribuições que queremos construir um futuro mais equilibrado e justo para Bento Gonçalves. As Câmaras Técnicas têm se debruçado sobre os principais desafios do município, e a participação ativa da população será essencial para indicar onde devemos concentrar esforços nos próximos anos. As ideias que chegam, por exemplo, poderão ajudar na proposição de projetos dentro do Plano Plurianual (PPA), influenciando diretamente as prioridades do município entre 2026 e 2029.
Esse é apenas o começo de uma jornada que será coletiva. O Bento+20 acredita que a sociedade civil organizada, o poder público e a população precisam caminhar juntos. Nossa missão é conectar essas pontas, traduzindo necessidades reais em propostas concretas.
Por isso, convidamos você a participar. Acesse o site “www.bentomais20.com.br”, envie sua sugestão e ajude a desenhar, com a gente, a Bento que você quer viver — não só amanhã, mas pelas próximas duas décadas. Porque a cidade que planejamos começa com você.
Comentários